Pages

Subscribe:

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Após decisão do STF, autor da biografia de Roberto Carlos lançará nova edição

Texto: Eduardo Bresciani.
Fonte: Clube do Rei
Fotos: Google.com.br (Divulgação)
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Salvador, BA (da redação Itinerante)



Escritor afirma que acordo para não publicação tinha como base lei antiga, e que nova edição falará sobre o cantor nos últimos anos

O escritor Paulo Cesar de Araújo comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a exigência de autorização prévia para publicação de biografias e anunciou que lançará uma edição atualizada do seu livro sobre o cantor Roberto Carlos, que teve a distribuição barrada.

- A Supremo Corte acabou hoje com esse entulho autoritário da censura prévia. Meu livro voltará. Será atualizado. A publicação anterior era de 2006, Roberto Carlos não tinha feito "Esse cara sou eu". Então será uma obra ampliada e atualizada - afirmou.


Araújo disse que haverá também a descrição da briga judicial que teve com o cantor.

- Tudo isso faz parte da história do Roberto Carlos. Ele sempre se declarou apolítico e pela primeira vez defendeu publicamente uma causa, a da censura prévia. E foi derrotado. Vou narrar isso em detalhes - disse o escritor.

Na visão dele, o fato de ter feito um acordo judicial quando a obra foi proibida não impede a nova publicação porque o contexto jurídico era outro. Destacou que seu contrato com a editora Planeta está encerrado e que poderá negociar livremente com editores a nova edição. O escritor afirma que a briga judicial não muda sua admiração pelo trabalho do cantor.

- Não acho a música dele feia porque me processou - afirmou.


VEJA A CRONOLOGIA DA DISCUSSÃO SOBRE A AUTORIZAÇÃO DE BIOGRAFIAS NO BRASIL

JANEIRO DE 2002
O Código Civil Brasileiro entra em vigor. Em seu artigo 20 determina que autores e editores devem ter permissão do biografado para publicar.

ABRIL DE 2007
Roberto Carlos faz um acordo com a Editora Planeta e retira os exemplares de "Roberto Carlos em detalhes", do jornalista Paulo Cesar de Araújo, das livrarias. Desde seu lançamento, o livro frequentava a lista de mais vendidos.

FEVEREIRO DE 2011
Dois projetos de lei são apresentados na Câmara dos Deputados para que o leitor brasileiro tenha acesso irrestrito a informações biográficas de figuras públicas. Mais tarde, a proposta de Manuela D'Ávila (PC do B-RS) é anexada ao projeto de Newton Lima (PT-SP).

JULHO DE 2012
A Associação Nacional dos Editores de Livros ajuíza uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal contra liminares de juízes que proíbem o lançamento das biografias.


OUTUBRO DE 2013
Grupo Procure Saber anuncia que vai ingressar no STF ao lado daqueles, como Roberto Carlos, que são contra a ADI. Artistas como Caetano Veloso, Djavan, Chico Buarque e Gilberto Gil (acima) passam a defender censura prévia às biografias. Editores e escritores entram na polêmica e respondem. Um mês depois, o Rei rompe com o grupo.

MAIO DE 2014
Câmara aprova PL que permite a publicação de biografias. Texto recebe emenda de Ronaldo Caiado (DEM-GO), que garante trâmite judicial mais rápido para casos de calúnia e difamação. Projeto ainda tem que passar pelo Senado.

MAIO DE 2015
O Supremo Tribunal Federal (STF) marca para o dia 10 de junho o julgamento sobre a constitucionalidade da publicação de biografias. A ministra Cármen Lúcia (acima) é a relatora do processo.

Foto: A ministra Cármen Lúcia, relatora, abriu uma votação marcada pela defesa da liberdade de expressão

Notícia enviada gentilmente por Carlyle.


0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site