Pages

Subscribe:

domingo, 26 de abril de 2015

Eduardo Lages estréia espetáculo no rio para celebrar a carreira

Texto: Debora Ghivelder 
Fonte: Clube do Rei
Edição: Jorge Luiz da Silva
Imagens: Google.com.br
Salvador, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL

Mais conhecido por sua longa parceria com Roberto Carlos...

Eduardo Lages começou a estudar piano aos 4 anos. Aos 17, já se apresentava em uma igreja próxima à sua casa, aos domingos, em Niterói. Como pagamento, ele calcula que recebia o equivalente hoje a uns R$ 15. Para Lages, é este momento - o do primeiro cachê - o marco inicial da sua carreira de músico. De lá para cá, passaram-se 50 anos, 37 deles vividos como regente e arranjador de Roberto Carlos, trabalho que lhe garantiu o aposto "o maestro do Rei". Para celebrar o meio século de carreira, ele sobe ao palco do Vivo Rio hoje, para uma única apresentação de "Eduardo Lages & Orquestra - O maestro do Rei", espetáculo musical que já passou em março por São Paulo e seguirá ainda para Curitiba (em maio) e Belo Horizonte (em julho).

Instrumentista, arranjador, produtor musical e compositor, além de ser maestro da orquestra de Roberto Carlos até hoje, Lages tem 19 músicas de sua autoria gravadas pelo Rei. Ao longo dos anos, sua atividade artística não se restringe a essa longa parceria com o cantor. Ele assinou trabalhos, tanto como produtor ou arranjador, para Marcos Valle, Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Daniela Mercury, Cauby Peixoto, Angela Maria e a Orquestra Sinfônica Brasileira, entre outros. Como compositor, teve músicas gravadas por Nelson Gonçalves, Emílio Santiago, Angela Maria e Daniel, por exemplo.

Há oito anos, quando fez 60, Lages decidiu lançar-se em carreira solo. Tem seis CDs no currículo. Não foi sem certa reserva que gravou um disco instrumental. Mas o álbum "Emoções", lançado no final de 2005, ancorado no repertório de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, alcançou a marca das cem mil cópias vendidas. "Cenário" - titulo de uma composição sua com Paulo Sergio Valle - foi pelo mesmo caminho.

Concebido por Ulysses Cruz, que assina também a direção geral, "Eduardo Lages & Orquestra - O maestro do Rei", entretanto, não narra a trajetória do músico. É centrado no dia a dia de uma rádio, em algum lugar do Brasil. Tem participações de Ivete Sangalo (em vídeo, ela faz uma personagem) e de Sophie Charlotte, esta ao vivo. A atriz vai cantar "Sua estupidez", mesma composição que interpretou com Roberto Carlos (parceria deste com Erasmo) no especial do final do ano exibido pela TV Globo.


TRILHA SONORA É PAUTADA PELO GOSTO PESSOAL

Mais do que músicas que marcaram a vida ou a carreira, Eduardo Lages pinçou para o espetáculo canções que ele gosta. Nesta lista figuram "Como uma onda (Zen-Surfismo)", de Lulu Santos e Nelson Motta; "É o Amor", de Zezé Di Camargo; "Maria, Maria", de Milton Nascimento e Fernando Brant; "Carinhoso", de Pixinguinha; e "Eu sei que vou te amar", de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, entre outras.

Ulysses Cruz conta que o repertório agrada à plateia, que canta junto do início ao fim.

- O espetáculo tem uma orquestra e seu maestro como protagonistas absolutos. E eles fazem música para derreter corações, para um público que valoriza o prazer de estar amando - diz o diretor.

É claro que, ao gosto de Eduardo Lages, somam-se influências marcantes na trajetória. É o caso dos Beatles.

- A partir daí meu interesse pela música popular foi definitivo - conta o maestro, que incluiu "Michelle" e "Eleanor Rigby" no show.


SERESTAS SEMANAIS

Mas o interesse pelo popular nasceu antes. Filho do médico Jorge Lages, ele cresceu em uma casa com serestas semanais comandadas pelos pacientes do pai: Cyro Monteiro, Luiz Reis e Silvio Caldas.

Depois, integrou o Movimento Artístico Universitário, o MAU, ao lado de Ivan Lins, Gonzaguinha e Aldir Blanc, o que o levou à TV Globo, para o programa "Som Livre Exportação". Lages era o arranjador e, quando o programa acabou, ele foi contratado pela emissora, onde ficou quase 20 anos.

- Fiz muita coisa lá. Fui diretor musical de programas como "Fantástico" e "Globo de Ouro" - conta o maestro, que ainda se apresentava nas noites no extinto Chiko's Bar.

Foi então que que surgiu o convite para juntar-se ao Rei.

- Ele queria fazer um show com orquestra. Achou que eu tinha o perfil. Aceitei, embora achasse que não era bem a minha onda - lembra Lages.

Deu mais do que certo. Do repertório de Roberto, o maestro incluiu "Emoções" e "Cavalgada", além de "Sua estupidez". O convite a Sophie Charlotte foi natural, conta Lages:

- O espetáculo rende homenagem às divas do Brasil. Seu tema é "Toda brasileira é uma diva". Sophie é uma delas.

No palco estarão 30 músicos e sete atores, incluindo o grupo Cluster Sisters.
Notícia enviada gentilmente por Guta.

Eduardo Lages e Orquestra - O Maestro do Rei (Vídeo 01)
https://youtu.be/pcozcyXMqAk


**********

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site