Pages

Subscribe:

domingo, 10 de agosto de 2014

Luiz Melodia: Zerima Samba e bossa sobre amores perdidos e pessoas saudosas.


Texto: Lizandra Pronin. Fonte: Território da Música
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)



Foi passeando entre o samba, a MPB e a bossa, sem se prender a rótulos e por isso mesmo se aproximando do pop e até do soul, que Luiz Melodia conduziu sua carreira de altos e baixos desde os anos 1960.

"Zerima", seu décimo terceiro álbum, acaba de chegar ao mercado com uma coleção de sambas e bossas. São 14 faixas que intercalam composições próprias com músicas de outros artistas como é o caso de "Nova Era", de Ivone Lana e Délcio Carvalho, e também "Maracangalha", de Dorival Caymmi.

Luiz Melodia - Cheia de Graça - ( Álbum Zerima )


O disco traz duas participações interessantes. Uma é da cantora Céu que divide os vocais com o músico em "Dor de Carnaval", uma canção que fala de decepção - "É mais um fracasso, nem sei o que faço / Preciso calma com essa dor" - e que, de alguma forma, dá o tom ao repertório. Não que "Zerima" seja um disco de fossa. Mas há em todo o repertório alguma melancolia: são amores perdidos ou dengosos e pessoas e lugares saudosos.

A outra participação acontece em "Maracangalha", que traz Mahal Reis, filho de Luiz Melodia, fazendo as vezes de MC na canção de Caymmi (ouça abaixo). Os versos em estilo rap podem ser 'modernos', mas não acrescentaram beleza à canção. Ponto positivo, no entanto, para a já citada "Nova Era", para o samba canção "Cura", e para a nova "Cheia de Graça". O disco encerra com a instrumental "Amusicadonicholas" e suas belas flautas doces.

Luiz Melodia feat Mahal Reis - Maracangalha ( Álbum Zerima )



Em todas as faixas, sejam autorais ou versões, destacam-se os belos arranjos, feitos por Julinho Teixeira e Humberto Araújo - que é um dos produtores do disco, ao lado de Liber Gadelha. E, é claro, a voz encorpada mas ao mesmo tempo um tanto rouca de Luiz Melodia que é impossível não ser um destaque do disco.

01. Cheia de Graça
02. Dor de Carnaval (Part. Céu)
03. Vou Com Você
04. Caindo de Bêbado
05. Nova Era
06. Do Coração de um Homem Bom
07. Zerima
08. Cura
09. Sonho Real
10. Leros e Leros e Boleros
11. Papai do Céu
12. Maracangalha (Part. Mahal Reis)
13. Moça Bonita
14. A musica do nicholas

Selo: Som Livre
Ano de lançamento: 2014


0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site