Pages

Subscribe:

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Após 14 anos de espera, baianos contam como é andar de metrô


Texto e fotos: Rafaela Barreto. Fonte: Ibahia.
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


A primeira semana no transporte será oferecida gratuitamente, de segunda à sexta-feira, das 12h às 16h, com capacidade de passageiros limitada

A primeira viagem da população no metrô de Salvador foi, em resumo, bem tranquila, apesar do atraso na abertura dos portões. Isso sim gerou muitas reclamações entre os passageiros que aguardavam desde o horário combinado, aumentando toda vez que surgia algum boato de que outras estações já estariam abertas ao público.

Metrô abre para a população com atraso de uma hora e forma filas
Primeira linha do metrô de Salvador é inaugurada oficialmente
Pendências não impedem operação do metrô, afirma Sucom
Estações sem banheiros e vagões climatizados: veja como funcionará metrô de Salvador
Entre uma reclamação e outra sempre surgiam os relatos curiosos de como seria andar de metrô. "Eu imagino que seja melhor do que o trem. Nunca andei de trem, mas já me disseram que o metrô é melhor! Eu pensei que nunca fosse ficar pronto, mas felizmente vou ter a oportunidade de andar", disse Eduarda dos Santos, 33, que levou seu filho de colo Adrian e o de 14 anos, Márcio, para dar um passeio. Márcio, por sua vez, estava tão ansioso que perguntou aos funcionários do local como era a estrutura. "Eles disseram que é grande, tem muitos vagões e tem até ar condicionado! Só não tem banheiro!".

Houve quem aproveitasse o horário do almoço para conhecer a estação, a exemplo dos funcionários do Fórum, Paulo Lapa, 49, e Cristiano de Jesus Lima, 36. Enquanto Cristiano estava curioso sobre a estrutura, Lapa não escondia a satisfação de já ter andado de metrô anteriormente. "Eu sou pernambucano e lá já tem metrô há muito tempo. Eles, inclusive, já ampliaram para as cidades próximas da capital. Eu passei aqui só para ver as instalações", relatou.


Alguns curiosos passavam pelo local, porém, não entraram por ter medo. “Eu queria dar uma volta, mas estou com meu sobrinho e a minha irmã pediu para eu não ir, porque está com medo. Vou ter que deixar para a próxima”, disse Joana Angélica Oliveira, 37, que observava a estação.

O aposentado Francisco Gramacho, 69, natural de Salvador, lembrou de quando ouviu sobre o projeto do metrô. “Eu tenho 14 anos na expectativa. Quando disseram que a cidade ia ganhar um metrô, fiquei muito alegre, pensando no benefício que teria para a mobilidade urbana, que é um problema antigo. Ficamos na expectativa e embora o trecho seja insuficiente, já é um bom começo!”, disse. O estudante de 17 anos, Israel Mota, também aproveitou o momento para compartilhar os relatos dos anos de espera. “Eu estava no shopping Piedade com a minha mãe e ouvi o som da implosão. Era criança ainda e aquele momento foi muito marcante para mim”, contou.

A viagem foi marcada pelos risos e selfies.
Jucilene Cruz, 40, por exemplo, aproveitou o passeio para tirar fotos e comentou:  “Eu estou aqui para conhecer e aproveitar. Achei ele bem bonito e muito organizado”.  Gabriel de Luca, 15, e a amiga Esther Rosário, 16, contaram que foram os primeiros a entrar na estação de Brotas e tiraram uma selfie para registrar o momento. “Estou achando sensacional! Os funcionários são educados e está bem climatizado”, disse a estudante.


Para os que já tinham andado de metrô antes, o serviço deixou a desejar, por causa da velocidade baixa, da falta de lixeiras nos vagões, e da ausência do apito de segurança nas portas. O pesquisador Rian Reis, 23, que já conhecia o veículo, estava preocupado com a segurança dos passageiros e com a conservação dos vagões. “Eu gostei, mas senti falta das lixeiras e do apito das portas ao fechar”.

Na saída, os aposentados Antônio Carlos, 70, e Geraldo Heron, 61, se mostraram positivos em relação ao novo meio de transporte da cidade. “É muito confortável e veio em um bom momento!”, contou Antônio Carlos. Nesta fase experimental, o transporte será oferecido gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h, com capacidade de passageiros limitada. Na quarta (11), a viagem durou aproximadamente 15 minutos.





0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site