Pages

Subscribe:

sábado, 10 de maio de 2014

Gilberto Gil: Gilbertos Samba


Por: Eduardo Guimarães
Fonte: Território da Música
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)




Gil revisita a Bossa em tributo à sua grande influência.

Talvez o título do novo álbum de Gilberto Gil engane quem não sabe do que se trata.

Este novo trabalho é uma homenagem a João Gilberto e revisita canções do repertório de um dos maiores nomes da história da música brasileira. Portanto, o samba a que se refere é aquele do banquinho e violão.

Como manda os cânones, em “Gilbertos Samba” as luzes brilham sobre a voz serena e o violão, tendo como pano de fundo a percussão e, em alguns raros momentos, outros instrumentos como uma salvadora sanfona que surge para quebrar a monotonia em “Doralice”, composição de Dorival Caymmi e Antonio Almeida lançada originalmente em 1945.

A guitarra, aquela criatura intrusa e um dia amaldiçoada, é muito bem-vinda em “Eu Vim da Bahia”. Veja que heresia! Gil trouxe um ar pop para a canção. Mas, talvez, essa liberdade se dê pelo fato de que a música é uma composição do próprio Gil, gravada por João Gilberto em 1973. Momento alto do disco.

Gilberto Gil - Eu Vim da Bahia


Doze canções compõem o repertório do álbum, sendo duas inéditas, a instrumental “Um Abraço no João” e “Gilbertos”, onde Gil declara sua devoção a João Gilberto com a frase “Aparece a cada cem anos um mestre da canção no País / Aparece a cada cem anos um / E a cada 25 um aprendiz”.

Gilberto Gil tem em sua extensa carreira uma imensa gama de variedades sonoras, do psicodelismo tropicalista ao forró, do pop colorido às sombras da realidade pobre brasileira. Ao reverenciar uma de suas principais influências, Gil aumenta o registro seu próprio leque musical.


Gilberto Gil – Desafinado


Obviamente que essas batidas e sons minimalistas sempre estiveram presentes nos discos e em diversas canções de Gil, mas ao regravar clássicos como “Desafinado”, “O Pato” e “Desde Que O Samba é Samba”, o cantor presta sua justa homenagem ao passado e pode voltar a olhar para o futuro.

01. Aos Pés da Santa Cruz
02. Eu Sambo Mesmo Assim
03. O Pato
04. Tintim por Tintim
05. Desde que o Samba é Samba
06. Desafinado
07. Milagre
08. Abraço Pro João
09. Doralice
10. Você e Eu
11. Eu Vim da Bahia
12. GilbertosAvaliação:

Selo: Geléia Geral/Sony Music
Ano de lançamento: 2014




0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site