Pages

Subscribe:

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Maria Rita: Coração a Batucar


Por: Lizandra Pronin.
Fonte: Território da Música
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)




Como disco dedicado ao samba, cantora se mostra mais solta e menos certinha.
 
Maria Rita já tinha mergulhado no samba anteriormente. Foi com "Samba Meu", de 2007, que a cantora, inevitavelmente sempre lembrada como filha de Elis Regina, se aventurou por essas praias pelas quais sua famosa mãe passeava com propriedade. Mas foi só com esse novo disco que Maria Rita colocou sua emoção verdadeira no estilo.

"Coração a Batucar" é o sexto disco da cantora e traz uma Maria Rita emotiva ainda que continue sendo a 'moça fina' que sempre foi. Essa sensação de uma cantora mais solta, menos certinha, é fruto de escolhas. Tanto o repertório como a gravação 'ao vivo' feita em estúdio - com os músicos ao redor de Maria Rita como se fosse uma roda de samba - dão um calor especial ao disco.

A produção, que contou com participação ativa da própria cantora, escolheu também deixar alguns 'errinhos' na gravação final. Voz embargada, uma derrapada aqui e alí, às vezes, dão mais vida às canções do que corrigir tudo no estúdio antes de finalizar as canções. A aposta deu certo. Basta ouvir "Mainha me Ensinou" para ter certeza disso.

"Coração a Batucar" traz momentos mais refinados, como "Rumo ao Infinito" - de Arlindo Cruz, Marcelinho Moreira e Fred Camacho - e momentos mais percussivas como "Saco Cheio". Outras, como "Fogo no Paiol", mesclam batucada com arranjos trabalhados. Algumas músicas foram escritas especialmente para Maria Rita, como é o caso de "Meu Samba, Sim, Senhor", de Marcelinho Moreira. "É corpo, É Alma, É Religião" também foi escrita pensando na cantora, por Arlindo Cruz, Rogê e Arlindinho, e começa com os versos "Eu não nasci no samba / Mas o samba nasceu em mim", como se explicasse a relação de Maria Rita com o estilo.

Acompanham a cantora os músicos Davi Moraes (marido de Maria Rita, na guitarra), Alberto Continentino (baixo), Wallace Santos (bateria), Rannieri Oliveira (teclados), Marcelinho Moreira e André Siqueira (percussão). Os arranjos - belíssimos, por sinal - são de Jota Moraes. Há também a participação do filho da cantora, Antonio, de 9 anos, que toca tamborim em "Vai Meu Samba".

"Coração a Batucar" é um disco que fala à emoção. É o coração de Maria Rita batucando no ritmo do samba.



Maria Rita - Rumo Ao Infinito

01. Meu Samba Sim Senhor
02. Saco Cheio
03. Fogo No Paiol
04. No Meio Do Salão
05. Abismo
06. Vai Meu Samba
07. Abre O Peito E Chora
08. Bola Pra Frente
09. Nunca Se Diz Nunca
10. Rumo Ao Infinito
11. Mainha Me Ensinou
12. No Mistério Do Samba
13. É Corpo, É Alma, É Religião


Selo: Universal Music Brasil
Ano de lançamento: 2014





0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site