Pages

Subscribe:

domingo, 20 de abril de 2014

Djavan relê sua obra, com novos arranjos, em bons DVD e CD ao vivo


Por: Camila Jasmin. Fonte: Correio 24horas
Imagens: Divulgação - Google
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


 Com 37 anos de carreira, emplacando um sucesso atrás do outro, ele lança Rua dos Amores Ao Vivo, em CD e DVD

Diverso em seu estilo único. Assim é Djavan, 65, alagoano que foi tentar a sorte no Rio de Janeiro aos 23 anos, depois de ter decidido, em definitivo, trocar o futebol pela música.

“Eu jogava muito bem e todos achavam que meu futuro era aquele. Mas eu já tinha o bichinho da música no cérebro”, conta ele, que chegou a defender o CSA, time da primeira divisão do campeonato alagoano.

Mas bastou um mero encontro com um violão qualquer, jogado no chão da escola, com uma corda faltando, para mudar o destino do garoto. “Quando descobri o meu instrumento, a devoção pela música foi automática. Eu sentei no chão, abracei o violão e senti uma energia tão grande com aquilo ressonando no meu peito”, lembra.

Sorte a nossa. Com 37 anos de carreira, emplacando um sucesso atrás do outro, ele lança Rua dos Amores Ao Vivo, em CD e DVD. E, mais uma vez, desfila seus hits atemporais: de clássicos do seu início de carreira, como Flor de Lis, do disco de estreia, A Voz, O Violão, A Música de Djavan, de 1976, à inédita Maledeto, faixa bônus apenas no CD. 

Repaginadas
Mas como interpretar as mesmas músicas, há tento tempo sem soar piegas ou repetitivo? “Faço arranjos novos pra turnê, tanto pra dar um frescor quanto pra harmonizar com o resto do repertório. Mas sempre com o critério, a ferro e fogo, de não descaracterizá-las; tem  que continuar as mesmas, de modo a serem identificadas logo no primeiro acorde”, diz.


A própria Flor de Lis é um exemplo irrefutável. “Foi composta e gravada em 76. E continua uma música fresca até hoje”, defende Djavan.

E são tantas as que seguem esta lógica que dá até para entender a homenagem de Caetano com o trocadilho dos versos de Sina: “Como querer djavanear o que há de bom”.

Pois o registro ao vivo desfila livremente nessa passarela de canções inesquecíveis, como Serrado, Seduzir, Meu Bem Querer, Samurai, Sina, Asa, Nem Um Dia, Se e, como não podia faltar, Oceano. “São muitas as músicas que as pessoas elegeram para tornar clássicos”, admite, mas longe de soar piegas ou pedante.

E de pensar que essas canções já embalaram tantos romances. “Isso é uma responsabilidade. Porque, quando fazemos um bom casamento, é ótimo. Mas, quando o casamento é ruim, nego deve reclamar pra caramba”, diverte-se ele, garantindo que nunca ouviu uma queixa sequer. 

Curiosidade
A propósito, Oceano traz a peculiaridade de ter passado cinco anos esquecida numa gaveta de velhas composições. “Fiz um pedaço, aí me desinteressei por alguma razão e guardei. Cinco anos depois, minha filha achou e me perguntou por que eu tinha largado aquela música tão bonita”.   

A gaveta, inclusive, já virou baú e guarda pedaços de cerca de 10 mil composições, segundo estimativas do próprio. “Tenho um acervo todo que vou deixando pra trás e, quem sabe um dia, recorra a isso. Mas não mexo naquilo; são coisas que vão ficar ali. Oceano foi uma exceção por ter sido descoberta por minha filha”.

E que exceção! A gravação original contou, simplesmente, com solo de Paco de Lucia (1947-2014), considerado o maior violonista flamenco do mundo. “Soubemos que ele vinha ao Brasil, convidamos e ele topou gravar na hora. Paco foi o mais brilhante instrumentista que eu conheci”.

Outro artista de renome internacional que também já deu o ar da graça em uma canção sua foi Stevie Wonder, que toca gaita em Samurai. O encontro aconteceu em Los Angeles, em 1982, na gravação de Luz, considerado o disco que firmou Djavan, definitivamente, entre os grandes da música nacional - é deste também o sucesso Sina, além de Pétala, Açaí e Capim, que ficaram de fora de Rua dos Amores Ao Vivo. 

“Nós nos divertimos muito gravando Samurai. Fiquei muito honrado por ter feito a gaita, pois Djavan é um grande músico”, declarou Stevie Wonder em sua passagem pelo Brasil, ano passado.


Composições
Mas nem só de memória, mesmo que das mais valiosas, vive a música de Djavan. Quando não está em turnê - ele admite que precisa de um período de reclusão e introspecção para se concentrar em compor - o artista está sempre rabiscando novas ideias e, de preferência, com uma técnica que lhe é bem particular.

Ele é um dos raros compositores que optam em começar pela melodia para, só então, encaixar a letra. “Faço dos três jeitos: letra e depois música, os dois juntos ou este, que é o método que mais uso, porque tenho liberdade total de trabalhar as duas coisas. Pra muita gente, é impossível, mas comigo funciona muito bem”.

Em plena atividade, Djavan aproveita para negar os boatos que vinham sendo ventilados, em especial na internet, de uns três anos pra cá, de que estaria doente, diagnosticado com Mal de Parkinson. “Tenho uma saúde de ferro; graças a Deus. E podem ficar tranquilos, que ainda vou chatear vocês por muito tempo”, brinca.

O novo disco de inéditas, inclusive, já começa a ser gravado em novembro, com previsão de lançamento em setembro do ano que vem. Lembrando que o disco anterior, o homônimo Rua dos Amores, lançado em 2012, também era de inéditas - 13 faixas com letras, melodias e arranjos assinados por ele, que também produziu o disco.

Enquanto isso, o músico se concentra na turnê de Rua dos Amores Ao Vivo, que já percorreu a América Latina, deixando claro que ele ainda conserva o prazer de pegar a estrada. “É claro que demanda muito trabalho e algum sofrimento, especialmente com essa malha aérea que é péssima. Mas eu adoro cantar e fazer show”, sentencia.

Foto: Divulgação

Turnê
E os fãs baianos podem se preparar: Djavan desembarca por aqui no dia 31 de maio, no Bahia Café Hall. “Salvador acaba sendo um lugar onde os shows têm aquela característica própria, de uma energia profunda”, elogia.

O músico, entretanto, não esconde a predileção pelo espaço da Concha Acústica, que está em reforma. “Os shows ali são todos inesquecíveis; é impressionante. O último foi uma coisa louca”, derrete-se ele, que se apresentou na Concha em outubro.

Pra esse novo show, ele está ainda mais à vontade no palco, ao lado de músicos que já o acompanharam em outros discos, como o baterista Carlos Bala e o tecladista e pianista Paulo Calasans. “Eu queria editar essa performance com essa banda, com a qual trabalhei anos atrás, e deixar registrado esse momento, que está sendo muito feliz”.

A gravação, em uma casa de shows de São Paulo, em novembro do ano passado, ainda rendeu o documentário Um Olhar Íntimo, de Adriana Penna, que acompanha o DVD e traz imagens de bastidores e depoimentos que revelam, justamente, o clima entre ele, sua equipe e os músicos.

“Fazer um registro ao vivo é muito cansativo. São milhões de coisas pra resolver e não pode transparecer, pro público, nada de estranho”, pontua Djavan, responsável ainda pela direção musical do show.

E sua marca está lá, evidente; a diversidade musical, ora flertando com o samba, ora com o jazz ou a black music. “Todos os gêneros sempre me interessaram. Essa é a minha pegada”. E, como sempre, em fino equilíbrio e harmonia.




0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site