Pages

Subscribe:

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Detalhamento de débitos de veículos é disponibilizado na internet


Fonte e foto: IBahia.
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


Com isso, a Carta de Licenciamento, enviada impressa para o endereço dos proprietários, deixará de existir

A partir deste ano, o detalhamento de débitos relacionados a Licenciamento, IPVA, Seguro Obrigatório (DPVAT) e multas estarão disponíveis aos proprietários de veículos licenciados no Estado para consulta no site www.detran.ba.gov.br, podendo ser acessado através do número do RENAVAM ou CHASSI do veículo, informou o Detran-BA. Com isso, a Carta de Licenciamento, enviada impressa para o endereço dos proprietários, deixará de existir, com o objetivo de diminuir em 20% os serviços de postagem desta autarquia.

O documento de porte obrigatório ou CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), porém, vai continuar sendo entregue na residência, através dos Correios, no endereço cadastrado no Sistema Renavam do Detran-Ba, dentro dos seguintes prazos: até o 10º dia útil após o pagamento (na capital) e até o 12º dia útil (interior). Assim, é importante que o endereço esteja sempre atualizado.

Se os Correios não entregarem o documento no prazo máximo de 15 dias, o proprietário deve conferir se o endereço cadastrado junto ao Detran está completo. Em caso de divergências, é necessário procurar o órgão ou Postos do SAC (se residir na Capital) ou a Ciretran/Retran (se residir no interior do Estado), ou ainda um despachante credenciado, levando o comprovante de residência atualizado, emitido com data anterior de até 90 dias.

Locais para efetuar pagamento
O pagamento dos débitos relativos ao veículo pode ser feito pelo proprietário em qualquer agência do Banco do Brasil ou Bradesco, sendo necessário informar o número do RENAVAM, que consta impresso no documento do veículo. Clientes do Banco do Brasil ou Bradesco podem fazer o pagamento nos terminais de auto-atendimento, pela internet, pela central de atendimento telefônico dos bancos e nos guichês de caixas das agências bancárias. Os pontos do Mais BB e demais Correspondentes do Banco do Brasil também estão aptos .

Proprietários de Veículos Utilitários
Além do pagamento do IPVA, os proprietários de veículos utilitários esportivos (SUV’s), caminhonete, misto utilitário jipe e grande porte compreendendo micro-ônibus, ônibus, caminhões, reboques e semi-reboques, bem como, dos automóveis com mais de 10 anos (contados do ano de fabricação a partir de janeiro de 2014), devem quitar débitos de DPVAT – seguro obrigatório e taxa de licenciamento, sendo obrigatório a realização de vistoria no DETRAN/CIRETRANS/RETRANS ou empresas Credenciadas.

Para a emissão do CRLV dos veículos da subcategoria transporte escolar, microônibus, ônibus, caminhão e caminhão trator, com mais de dez anos de fabricação, a partir de 2013, é necessário obtenção anual do Certificado Periódico de Segurança Veicular (CPSV), emitido por Instituição Técnica Licenciada (ITL). Atualmente, é exigida para o licenciamento dos veículos que utilizam gás natural como combustível a apresentação de novo Certificado de Segurança Veicular (CSV), conforme a Resolução nº. 292/08 do Contran.

*Com informações da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom)




0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site