Pages

Subscribe:

sábado, 14 de dezembro de 2013

Senadores mexicanos aprovam lei eleitoral e anticorrupção

Fonte: G1
Foto: exame3.abrilm.com.br
Edição: Jorge Luiz da Silva
Serrinha, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)


Reforma permite a reeleição de legisladores.
Ela estabelece regras para coalizão e tem deve fortalecer o Congresso.

O Senado mexicano deu a aprovação final na sexta-feira (13) para uma reforma eleitoral que permite a reeleição de legisladores, e também avançou em uma lei que criará um órgão anticorrupção.

O projeto eleitoral, que os conservadores da oposição exigiam em troca do apoio a uma revisão energética feita pelo presidente Enrique Peña Nieto e aprovada nesta semana, agora será encaminhado para os legisladores estaduais. Os deputados de 16 dos 31 estados mexicanos precisam ratificar o projeto.




A aprovação do projeto eleitoral abre caminho para o Congresso se concentrar, no próximo ano, nas leis secundárias necessárias para aperfeiçoar a legislação de energia e uma lei aprovada neste ano que aumenta a concorrência no setor de telecomunicações.

Peña Nieto montou uma grande reforma neste ano para alavancar o crescimento da economia mexicana, e congressistas nesta semana apoiaram um projeto para abrir as indústrias estatais de energia para o investimento privado.

A reforma eleitoral, que foi aprovada por 95 votos contra 11, estabelece regras para os governos de coalizão e tem o objetivo de fortalecer o Congresso as custas do presidente.

A lei também permite que autoridades eleitorais anulem eleições se o vencedor ultrapassar o valor limite para gastos de campanha. Peña Nieto foi acusado pela oposição de gastar demais em sua campanha de 2012.





0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site