Pages

Subscribe:

sábado, 16 de novembro de 2013

Livro com histórias de mais de 200 yalorixás será lançado no TCA neste domingo (17)

Fonte: Ibahia.
Fotos: wikimedia.org / sulanca.com / bp.blogspot.com
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


Evento acontece às 16h30 e contará com presença de homens e mulheres adeptas da religião africana

O Teatro Castro Alves (TCA) recebe, às 16h30 deste domingo (17), o novo lançamento do livro "Mulheres de Axé", que traz a história de mais de 200 yalorixás de Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo. A publicação destaca o trabalho das lideranças femininas pela preservação da cultura negra e combate à intolerância religiosa. O evento acontece em parceria das Secretarias Estaduais de Cultura (Secult), Política para as Mulheres (SPM), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fundação Cultural Palmares e Coletivo de Entidades Negras (CEN).


A ideia se dá para reforçar o conjunto de atividades do mês da consciência negra e das mobilizações do período "16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra a Mulher". "É uma valorização pela história de luta, ações empreendedoras e de resistência das religiosas, fundamentais para manter viva a tradição do povo negro e das religiões de matrizes africanas", disse o historiador Marcos Rezende.


Um documentário produzido com as religiosas será exibido a partir das 18h no mesmo dia do lançamento para encerrar o encontro. Além disso, o filme Jardim das Folhas Sagradas, do cineasta baiano Pola Ribeiro, será projetado. Além das mulheres e homens adeptas da religião africana, representantes do Governo do Estado, lideranças do movimento negro e de defesa da liberdade religiosa, militantes da área dos direitos humanos e artistas convidados.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site