Pages

Subscribe:

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Mantega nega reajuste, mas diz que metodologia é "coisa séria" e tranquiliza mercado

Fonte: infomoney.com.br
Fotos: blu.stb.s-msn.com / infomoney
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação itinerante do Blog MUSIBOL)


Guido Mantega, Ministro da Fazenda e presidente do conselho de administração da Petrobras (PETR3; PETR4), estaria indisposto com a metodologia de reajuste proposta pela companhia, afirmou nesta quarta-feira (30) que não há data prevista para o reajuste de gasolina e diesel.

De acordo com ele, isso não ocorrerá automaticamente no dia 22 de novembro, quando o conselho da Petro decidirá definitivamente sobre a metodologia. A companhia já teve uma metodologia de reajuste, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso - mas a criação da Cide (Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico) fez com que os preços se tornassem livres.

Para o ministro, a metodologia é "coisa séria" e não deverá ser apresentada antes de ser concluída. Isso tranquilizou um pouco o mercado, que acreditava que Mantega estava sendo refratário à essa nova metodologia. Com isso, as ações que chegaram a operar em forte queda viraram para alta. Os papéis ordinários apresentam ganhos de 0,11% por volta das 14h05 (horário de Brasília), aos R$ 18,84, enquanto os preferenciais tem alta de 0,20%, aos R$ 19,74.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a definição de uma fórmula de reajuste da gasolina e do diesel para reforçar o caixa da Petrobras causou desconforto entre a companhia e o ministro. A Petrobras, na avaliação de assessores presidenciais, teria pressionado publicamente o governo para aprovar a proposta de reajuste o quanto antes, quando ainda não havia autorização final para o modelo sugerido pela diretoria da companhia.

Além disso, o ministério da fazenda considerou inapropriada a forma como a Petrobras colocou o tema na ata de sua última reunião, registrando que a companhia havia aprovado uma fórmula de reajuste automático para gasolina e diesel.

A informação acabou sendo repassada ao mercado por meio de fato relevante, com a estatal divulgando que a diretoria-executiva deliberou sobre uma metodologia de precificação da companhia, com o prazo de 22 de novembro para sua consideração. De acordo com o governo, não havia motivos para divulgar oficialmente ao mercado a proposta que ainda não estava finalizada e sujeita a ajustes.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site