Pages

Subscribe:

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Semana do Coração: Alimentos que fazem bem

Por: Felipe Benevides.
Edição: Jorge Luiz da Silva.
Imagens: blu.stb.s-msn.com/ 4.bp.blogspot.com/
Salvador, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o infarto e o derrame são as principais causas de morte em todo o mundo e respondem por mais de 17,5 milhões de óbitos a cada ano.
Os números também impressionam no Brasil e as doenças cardiovasculares atingem a marca de 400 mil mortes anualmente.
Com o objetivo de minimizar esses números, na próxima semana, diversos estados do país organizam a Semana do Coração, campanha educativa que visa conscientizar a população sobre os cuidados para evitar as doenças cardiovasculares.

Diversos hábitos como tabagismo, sedentarismo, estresse e má alimentação são fatores de risco que podem desencadear as doenças do coração.
Diante do cenário, a nutricionista Adriana Bassoul, do Sítio do Moinho, principal produtor de orgânicos do país, preparou uma lista com alguns alimentos que preservam a boa saúde do coração. "Uma alimentação balanceada é muito importante para manter a saúde do coração e os produtos orgânicos são ainda melhores para um prato super saudável", afirma Adriana.

Confira a lista de alimentos bons para o coração:

1 - Azeite, Linhaça, Nuts e Abacate - são exemplos de boas gorduras. Ricas em ômegas 3, 6 e 9, elevam as taxas do bom colesterol - HDL e previnem a formação de coágulos e plaquetas nos vasos sanguíneos. Especialmente a Linhaça é rica em Fibras que ajudam na redução das taxas de colesterol no sangue. Em relação as Nuts, as melhores são as in natura, SEM SAL!!

2 - Frutas Vermelhas e Suco de uva - Possuem alto teor de flavonoides. O Suco de uva é rico em resveratrol. Essas substâncias são antioxidantes e inibem a formação de plaquetas de gordura no sangue, favorecendo o fluxo de oxigênio, dióxido de carbono e nutrientes essenciais, evitando a formação de coágulos e contribuindo para o equilíbrio da pressão arterial.

3 - Chá Verde e Brócolis - São alimentos ricos em flavonoides, poderosos antioxidantes para o organismo e auxiliam no combate aos radicais livres.
4 -  Alho - Fonte de alicina, uma substância vasodilatadora que previne doenças cardiovasculares.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site