Pages

Subscribe:

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Com presença de Saulo, Boca de Brasa é relançado nesta quarta-feira (25), na Praça Municipal

Fonte e Fotos: Ibahia.
Edição: Jorge Luiz da Silva
Salvador, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


Projeto tem o objetivo de fomentar a cultura dos bairros periféricos

O relançamento do projeto Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Matos (FGM), vai movimentar a Praça Municipal nesta quarta-feira (dia 25), às 16h30. O evento contará com a participação do cantor Saulo, que cantará três músicas, dos participantes do Grupo Quabales, e do ex-prefeito Mário Kértesz, homenageado do evento por ser o criador do projeto. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Cultura e Turismo (Sedes),a estimativa é que cerca de 500 artistas sejam contemplados a partir do mês de outubro.

Cajazeiras, Boca do Rio e Plataforma são os primeiros bairros que vão receber o caminhão-palco, as oficinas, o mapeamento cultural e o edital anual. As oficinas artísticas e técnicas devem acontecer das quartas-feiras aos sábados, enquanto, que, aos domingos, o palco será aberto para a apresentação dos resultados das oficinas ao lado de artistas locais e convidados. Neste novo formato, o projeto acontecerá de 15 em 15 dias, em dois bairros no mesmo mês.


“O projeto Boca de Brasa marcou o panorama local e ficou na memória de forma positiva. Assim também as manifestações culturais não ficam mais restritas ao eixo Campo Grande - Pituba. Começamos com três bairros agora e mais sete até julho de 2014, atingindo todas as regiões das Prefeituras-Bairro”, explica Fernando Guerreiro, presidente da FGM. As oficinas e palestras ocorrerão em escolas e espaços culturais de cada bairro.

As oficinas ministradas são: produção cultural, direção artística e gestão de grupos, criação musical, grafite digital, danças de rua e criação literária.  Já o Edital Boca de Brasa vai dar suporte técnico e financeiro a grupos selecionados nas comunidades visitadas pelo. Os destaques do projeto serão apresentados num grande encontro anual na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Em 2014, serão contemplados duas localidades de cada Prefeitura-Bairro. São elas: Centro/Brotas; Subúrbio/Ilhas; Cajazeiras; Itapuã/Ipitanga; Cidade Baixa; Barra/Pituba; Liberdade/SãoCaetano; Cabula/Tancredo Neves; Pau da Lima; e Valéria.

O projeto Boca de Brasa foi criado em 1986 pela FGM, idealizado por Roberto Pinho e Wally Salomão e coordenado por Bernard Duarte e Walter Seixas, com o objetivo de fomentar a cultura dos bairros periféricos de Salvador. Após realizar 600 apresentações, o projeto foi suspenso em 2003.
Confira mais novidades sobre música em nossa agenda

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site