Pages

Subscribe:

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Astronomia atrai jovens a planetário inflável em reunião da SBPC

Por: Heloisa Cristaldo. Fonte e fotos: Agência Brasil.
Salvador, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


Um planetário inflável tem atraído milhares de jovens em busca de conhecimentos sobre astronomia na 65ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A atração lúdica faz parte da exposição do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), que durante meia hora projeta imagens virtuais do céu noturno para explicar os movimentos dos planetas e a posição das estrelas.

“A demonstração é, muitas vezes, o primeiro contato que as pessoas têm com o tema astronomia. Em média, mil pessoas passam pelo planetário todos os dias”, disse a representante do museu, Márcia Cristina Alves.

A demonstração aborda as 88 constelações, áreas formadas por estrelas, reconhecidas pela União Astronômica Internacional, e também cita as 13 representações do Zodíaco – mais conhecidos pelas pessoas pela orientação de signos. Os corpos celestes – como a posição dos planetas do Sistema Solar e as quatro estrelas gigantes que transitam na circunferência do Sol: Aldebaran, Spica, Regulus e Antares – também são demonstradas na apresentação.

O estudante Francisco Frye, cursa o 8° ano do ensino médio e mostrou entusiamo ao ver projetados na exposição os conhecimentos da aula de geografia. “É muito interessante, a última parte sobre as escalas dos planetas e os desenhos que se formam no céu com as constelações é muito bacana”, conta.

O planetário inflável faz parte da ExpoT&C, uma das atrações da SBPC. Nesta quarta-feira, haverá debate sobre reprogramação de células-tronco, com o pesquisador Stevens Kastrup Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro às 10h30. No período da tarde, está agendada discussão sobre o Código de Ciência e Tecnologia com a participação da presidente da SBPC, Helena Nader, às 15h.

A edição deste ano da SBPC ocorre até a próxima sexta-feira (26), na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e reúne mais de 23 mil pessoas, segundo a organização. O encontro é promovido desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é difundir os avanços da ciência e debater políticas públicas para área.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site