Pages

Subscribe:

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Banco Central fará o que for preciso para reduzir a inflação, diz Tombini

Por: Alana Gandra. Fonte: Agência Brasil
Fotos: blogs.estadao.com.br / tribunahoje.com
Serrinha, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse hoje (16), ao abrir o 15º Seminário Anual de Metas para a Inflação, no Rio, que “o Banco Central (BC)está vigilante e fará o que for necessário para colocar a inflação em declínio no segundo semestre e que essa tendência persista no próximo ano”.

Segundo Tombini, o BC já está agindo nessa direção e vai continuar combatendo a inflação. “A inflação, nos próximos meses, vai cair, vai ser menor do que foi nos quatro primeiros meses”. Ele ressaltou que a instituição vai consolidar uma inflação mais baixa este ano e em 2014. “Já subiu os juros em abril e vai continuar trabalhando nesse sentido”, disse em entrevista à imprensa. “É nesse processo que nós estamos embarcados hoje”, completou.

Indagado como combater a inflação com juros diante de uma taxa inflacionária de 6,49% nos últimos 12 meses, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos quais 60% são provocados por alimentos, o presidente do BC indicou que a inflação já está caindo no atacado. “Nos próximos três meses, nós teremos inflação mais baixa no nível do consumidor. Em maio, junho e julho, nós veremos inflação mais baixa, refletindo a queda no preço de alimentos, em geral”. Ele reiterou que o BC está trabalhando para consolidar esse processo de queda da inflação ao longo de 2013 e no próximo ano.


Tombini não quis falar se haverá uma nova elevação dos juros, dentro do esforço de combate à inflação, sinalizando que em duas semanas será definida a nova taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. “Vamos ter que aguardar até lá para isso”, disse. Insistiu que “o que nós queremos, além de uma inflação mais baixa nos próximos meses, nós queremos consolidar um processo de inflação mais baixa ao longo de 2013 e no próximo ano”.

O presidente do BC avaliou que o mercado interno continua sendo uma base para o consumo e contribui para a expansão do investimento no país. Os dados do primeiro trimestre mostrarão, segundo ele, uma recuperação significativa do investimento, após quatro trimestres de queda. Disse que o investimento já está se recuperando no Brasil. “Investimento também é mercado doméstico. Nós estamos vendo uma recuperação desse investimento no curto prazo e vamos acompanhar esse processo, para ver se ele se sustenta ao longo do ano”.

Tombini avaliou como positivo o aumento de 0,72% em março do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje. O crescimento de 1,05% do índice no primeiro trimestre significa, em dados anualizados, um incremento de 4,25% da atividade econômica brasileira. “Ou seja, no primeiro trimestre, a economia está rodando”. O número, segundo ele, é compatível com a projeção do BC de crescimento para o ano do Produto Interno Bruto (PIB), da ordem de 3,1%, disse.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site