Pages

Subscribe:

quarta-feira, 20 de março de 2013

Vinda do papa Francisco eleva previsão de público da Jornada Mundial da Juventude para 2,5 milhões

Fonte e fotos: IBahia
Serrinha, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


O calendário de eventos da jornada começa no dia 23 de julho, quando o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, celebrará uma missa em Copacabana

O efeito da escolha de um papa latino-americano elevou a previsão de público para a Jornada Mundial da Juventude para 2,5 milhões de peregrinos, meio milhão a mais de fiéis do que estava sendo estimado pelos organizadores. A avaliação foi feita na última sexta-feira (15), pelo diretor de Preparação Pastoral da jornada, padre Arnaldo Rodrigues.

O encontro ocorrerá no Rio, de 23 a 28 de julho, e se for confirmada a expectativa, será o segundo maior na história, superado apenas pela edição de 1995, em Manila, nas Filipinas, com 4 milhões de participantes. A vinda ao Brasil será a primeira viagem apostólica do papa Francisco.

“Nós estamos nos empenhando ainda mais, com esta grande novidade que a Igreja traz, que é o papa Francisco, o primeiro papa latino-americano. Haverá um aumento no número de peregrinos, para conhecer pessoalmente o novo papa, nesta que será a primeira viagem apostólica. Alguns falam que ele é quase um brasileiro, de tão próximo de nós que está. Os jovens vão se empenhar ainda mais para vir à Jornada Mundial da Juventude, o que nos faz trabalhar mais, para deixar bem preparada a jornada para este aumento de peregrinos”, disse padre Arnaldo.

O padre destacou que a logística de recepção do público está bem encaminhada, incluindo a grande área verde em Guaratiba, na zona oeste da cidade, onde ficarão acampados os jovens que assistirão à missa campal do papa Francisco, no domingo, 28 de julho, quando será anunciado o próximo país a receber o evento.

Jornada Mundial da Juventude

“Nós trabalhávamos com a expectativa de público entre 1,5 milhão e 2 milhões. Agora estamos trabalhando com a meta de 2 milhões a 2,5 milhões de peregrinos. Graças a Deus, temos um apoio muito grande dos três níveis de governo e de entidades particulares para atendermos a essa demanda de hospedagem, mas estamos contando muito com a ajuda das famílias para acolhermos esses peregrinos.”

Segundo padre Arnaldo, estão cadastradas 300 mil residências, mas o número necessário poderá oscilar entre 500 mil e 750 mil lares. Um bom número de fiéis deverá ficar instalado em colégios públicos, pois a jornada ocorrerá durante as férias de inverno. Como legado, ele disse que as escolas receberão melhorias, como nova pintura e reforma nas instalações.

A segurança do evento será feita pelos três níveis de governo, envolvendo forças federais, estaduais e do município, dentro do conceito de cidade segura. A previsão é que 60% dos participantes sejam da América do Sul. “Creio que agora teremos uma presença bem significativa de peregrinos da Argentina: no ranking de inscrições, eles estão em primeiro lugar, tanto como peregrinos quanto como voluntários.”

O calendário de eventos da jornada começa no dia 23 de julho, quando o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, celebrará uma missa acolhendo os peregrinos no palco que será montado em Copacabana, próximo ao Leme. No dia 24 haverá atividades espalhadas pela cidade. No dia 25, também em Copacabana, os jovens acolherão o papa, no palco montado na praia.

No dia 26 haverá uma Via Sacra, em Copacabana, com a presença do papa, acompanhando e rezando com os jovens. No dia 27 ocorrerá uma vigília em Guaratiba, com a presença do papa. No dia 28 de julho, o papa Francisco rezará a missa campal pela manhã e após retornará ao Vaticano. O papa ficará hospedado na casa do arcebispo, no alto do Sumaré, mesmo local onde ficou João Paulo II, quando visitou a cidade. 

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site