Pages

Subscribe:

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Idosa conta como arriscou a vida provando comida para Hitler

Enviado por Fernando Moreira.
Fonte e fotos: oglobo.globo.com
Serrinha, BA (da redação Itinerante do Blog MUSIBOL)


Por mais de dois anos, Margot Woelk arriscou sua vida para salvar Adolf Hitler. Ela era provadora oficial de comida para evitar que o Führer fosse envenenado na Toca do Lobo, o bunker no qual o líder nazista se protegeu durante 800 dias na durante a Segunda Guerra Mundial.

Margot contou ter sido selecionada pela SS (a tropa de elite nazista) em 1942 após ter se retirado de Berlim em consequência de um terrível bombardeio e se abrigado em Gross Partsch, em uma região hoje pertencente à Polônia.

A alemã foi uma das 15 mulheres obrigadas a provar as refeições servidas a Hitler antes que ele as comesse na base de Rastenburg.

"Não tínhamos escolha. É claro que eu tinha medo. Se a comida tivesse veneno eu não estaria aqui hoje. Éramos forçadas a comer, não tínhamos saída", contou Margot, aos 95 anos, em entrevista ao jornal "The Times".

"Entre 11h e meio-dia, tínhamos que provar a comida. Só depois que todas as 15 experimentassem a refeição, ela era levada para o quartel-general da SS", relatou.

A provadora contou que Hitler exigia comida bem fresca e gostava de comer aspargos com pimenta e ervilha, servidos com arroz e salada.

"Tudo era posto em um prato e servido a ele", disse a alemã.
Margot desempenhou a função até a tentativa de assassinato de Hitler feita pelo oficial Claus von Stauffenberg, em julho de 1944 - episódio levado ao cinema no filme "Operação Valquíria", estrelado por Tom Cruise, em 2008.

Após o fracassado plano para liquidar Hitler, a provadora foi confinada em um escola sob controle da SS. Em novembro, quando Hitler abandonou a Toca do Lobo (foto abaixo), um outro oficial ajudou Margot a fugir em um trem.


0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site