Pages

Subscribe:

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ilê comemora 39 anos; relembre a história do primeiro bloco afro do Brasil

Fonte e fotos: IBahia


O Ilê Aiyê comemora 39 anos nesta quinta-feira (1º)

Em meio às celebrações, estão programados o tradicional arrastão percussivo e shows da banda Band`Aiyê e da cantora Margareth Menezes

Para comemorar o 39º aniversário do Ilê Aiyê, conhecido como o 'mais belo dos belos', tem festa nesta quinta-feira (1º de novembro), no Curuzu, na Liberdade. Além do show de Margareth Menezes, que fecha as celebrações, no Centro Cultural Senzala do Barro Preto, ainda tem o tradicional arrastão percussivo saindo do Plano Inclinado da Liberdade em direção à sede do bloco.

A celebração de aniversário ainda conta com a participação da Band`Aiyê, que fará as honras da casa cantando os seus sucessos. No show especial, a apresentação de Margareth Menezes acontece um ano após o encontro entre a cantora e o bloco, dentro do projeto Ilê Convida, no Parque da Cidade. O show está previsto para as 22h e terá ingressos a R$20 (pista) e R$40 (camarote).

"O Ilê é muito importante para mim, para meus 25 anos de carreira, sobretudo porque ele é um apoiador e um participante do Movimento AfroPop Brasileiro. Me sinto orgulhosa de cantar na comemoração destes 39 anos. A minha relação com o bloco e com Vovô, uma pessoa que admiro, existe há muito tempo e só fica maior. Então este show é um pouco disso também, dessa relação forte de amizade", comentou Margareth Menezes.

 
O 'mais belos dos belos', como é conhecido, foi fundado em 1974

Sobre o Ilê Aiyê
O primeiro bloco afro da Bahia iniciou sua história em 1974, no Curuzu, Liberdade. O bloco nasceu no espaço sagrado do Terreiro de Candomblé de nação gêge-nagô Ilê Axé Jitolu, sob o comando de Mãe Hilda dos Santos.

Apesar de profano, o Ilê herdou os fundamentos e princípios do Candomblé. Entre eles estão a compreensão da convivência social, o respeito aos mais velhos e o aproveitamento da simbologia para suas canções, toques, adereços e figurinos, sem ferir os fundamentos religiosos.

O bloco se consolidou como um dos principais agentes no resgate da auto-estima e na luta pela valorização e inclusão da população negra de Salvador. Além de bloco afro, o Ilê Aiyê é reconhecido como uma entidade de militância negra, contando com ações de valorização da cultura e de combate ao racismo.

O Ilê promove projetos como o da Escola Mãe Hilda, a Escola de Percussão, Canto, Dança e Cidadania Band'Erê, a Escola Profissionalizante do Ilê Aiyê, além de diversas atividades e oficinas, biblioteca especializada, infocentro, estúdio e o espaço para eventos.

Confira o primeiro clipe do Ilê Aiyê, em parceria com o rapper paulista Crilo, da música 'Que Bloco É Esse?':


0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site