Pages

Subscribe:

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Site em homenagem 'lança' Joaquim Barbosa a presidente da República

Por: Renan Ramalho. Fonte: G1 (Brasília) / Foto: br.noticias.yahoo.com

Para idealizadora, ministro do STF se tornou referência pública no país.
Nesta quinta, endereço teve recorde de 38 mil visualizações na internet.

Salvador, BA (da redação do Blog MUSIBOL) – No ar desde 8 de outubro, um site criado por um grupo de três jornalistas do Rio de Janeiro vem chamando a atenção na rede por "lançar" a candidatura do ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa à Presidência da República para as eleições de 2014.

Sob o slogan "Somos brasileiros que acreditam que o Brasil só achará seu caminho com um presidente sério", o site, que usa o endereço joaquimbarbosapresidente.com.br, traz biografia, fotos, charges e dezenas de depoimentos elogiosos ao relator do mensalão.

Há também um link para que o usuário baixe a imagem de um adesivo típico de campanha eleitoral, com os dizeres "Joaquim Barbosa presidente 2014".


Reprodução da página inicial do site de homenagem a Joaquim Barbosa (Foto: Reprodução/joaquimbarbosapresidente.com.br)Reprodução da página inicial do site de homenagem ao relator do processo do mensalão no STF (Reprodução/joaquimbarbosapresidente.com.br)

Em conversas informais, o ministro já descartou entrar para a política. Diz que aceita as manifestações de carinho, mais frequentes desde o início do julgamento do mensalão, mas reitera que não considera nem leva a sério pedidos para se candidatar a cargos públicos.

Idealizadora do site, a jornalista Renata Maia, 29 anos, sabe disso. Mesmo assim, diz que a intenção foi fazer uma homenagem ao magistrado, que, para ela, "não tem medo de falar o que pensa".

"A galera da nossa geração não tem referência na área política, nem na jurídica. E a gente quer mostrar para ele o quanto se tornou uma referência para toda a juventude, e até também para as pessoas mais velhas. É uma homenagem a um brasileiro que dá orgulho", diz a jornalista.
saiba mais

    Advogado se queixa de riso de Barbosa ao discutir punição de réu
    Relator do mensalão pede desculpa a revisor por 'excesso' em discussão
    Fixação de penas provoca novo embate entre relator e revisor
    Marco Aurélio questiona condições de Barbosa para presidir STF
    Eleito para presidir STF, Barbosa diz que gestão não terá 'turbulências'

Há menos de 20 dias na rede, o site já recebeu mais de 23 mil visitantes, com 181 mil visualizações -- o recorde foi registrado nesta quinta, com 38 mil visualizações, segundo a agência de comunicação que montou o site.

Renata diz que teve a ideia junto com mais dois colegas de trabalho, dentro da rádio em que trabalham no Rio, a partir da indignação de ouvintes com escândalos de corrupção e má qualidade no serviço público. Para ela, Barbosa se tornou um "ícone", "símbolo" e "referência" pela atitude de "revolta" demonstrada no julgamento.

"A corrupção, o mensalão, é uma coisa que revolta e você vê nele a revolta de todos os brasileiros. É o único que mostra essa revolta", afirma. Renata diz que é apartidária e reforça que fez o site sem pretensão de prejudicar nem favorecer nenhum candidato ou partido nas eleições deste ano – daí, o cuidado de lançá-lo após a definição eleitoral no Rio.

'Enérgico'
Ela também admira o estilo "enérgico" do ministro, demonstrado em intensos embates com outros colegas no STF durante o julgamento, mas diz acreditar que ele seria mais moderado num cargo de liderança.

"Tudo bem que ele tem um jeito enérgico, mas na verdade, o povo brasileiro é assim. Todo mundo tem vontade de falar o que pensa. Claro que algumas vezes gera uma consequência desagradável. Se fosse para o lado político, iria tentar se conter um pouco mais. Como presidente do STF, vai ter uma postura menos enérgica", aposta a admiradora.

Joaquim Barbosa assume o comando da corte no próximo dia 22 de novembro.

Pela Constituição, o cargo é o quarto na linha sucessória da Presidência. Caso se ausentem do país a presidente, o vice, e os presidentes da Câmara e do Senado, assume a República o presidente do STF.

*Colaborou Mariana Oliveira, do G1 em Brasília

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site