Pages

Subscribe:

sábado, 20 de outubro de 2012

Centro para Visitantes estimula turismo na Reserva Ecológica de Sapiranga

Fonte: Ibahia. Foto: mw2.google.com


Os moradores da região também são beneficiados pelo centro

Salvador, BA (da redação do Blog MUSIBOL) – Desde que foi inaugurado, há cerca de um ano, o Centro para Visitantes da Reserva Ecológica de Sapiranga, localizado no município de Mata de São João, na Bahia, tem trazido vantagens para os moradores locais. Os habitantes podem contar com uma cozinha comunitária moderna e cursos de artesanato, além de uma loja para venda de seus próprios produtos.

O local, que foi projetado pela AMCCB – Associação de Museus e Casas de Cultura do Brasil em parceria com a Fundação Garcia D’Ávila, que administra a reserva ecológica, traz para os visitantes uma mistura de comodidade, informação e sustentabilidade, que tem dado certo, pois a visitação passou de 15 mil para 25 mil turistas ao ano.

O local ocupa cerca de quinhentos metros quadrados da Reserva de Sapiranga e conta com salas de aula reversíveis em auditório, biblioteca, banheiros com vestiário e chuveiros, minimuseu e área de pesquisa, além da cozinha e da loja. Com intuito de prover educação e geração de renda aos moradores do entorno, o projeto foi pensado de maneira a ter impacto zero na natureza ao redor.

A diretora da AMCCB, Isabela Galvez, explicou sobre as instalações do projeto. “A reserva da Sapiranga precisava de uma estrutura maior e melhor para continuar atendendo às comunidades do entorno e apresentar um Centro de Qualidade para receber os visitantes. Com o novo projeto que, teve como foco a sustentabilidade, o benefício se estendeu aos moradores que passaram a utilizar a cozinha comunitária e fazer cursos de artesanato, podendo preparar e vender seus próprios produtos”, contou ela.

Além das atividades citadas, o Centro possui ainda os cursos que a Fundação Garcia D'Ávila oferece aos moradores, com a possibilidade de atuação na própria Reserva e arredores. “É um ciclo de benefícios, pois novos turistas ocasionam demanda por mais guias e quanto mais desenvolvida e profissional for a acolhida aos novos visitantes, mais valorizado será este trabalho”, comentou o presidente da Fundação, Jorge Tadeu de Sousa.

0 comentários:

Postar um comentário

MAPA DE ACESSOS

MAPA ON LINE

On Line 1

TYNT

Total de Visitas

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
DE SERRINHA PARA O MUNDO

SJC


contador de site